- Clivinat Empreendimentos Ltda

Dry Needling é uma técnica minimamente invasiva que utiliza a agulha de acupuntura, a qual penetra na pele e estimula o ponto gatilho (trigger point), no que reduz a dor. O ponto gatilho é definido como: pontos ou nódulos palpáveis dentro de uma banda tensa no músculo ou da fáscia. Podendo ser sensível ao toque e irradiar a dor para partes distintas do corpo e causar dor intolerável e limitação funcional. É também conhecido por “agulhamento à seco”,


Está técnica tem sido muito utilizada em tratamentos musculo esqueléticos, na regeneração e na recuperação de tecidos lesionados.


Sua aplicação pode ser dividida em: profunda e superficial.

·    A profunda é feita diretamente no ponto gatilho, ocorrendo uma pequena contração no músculo, onde a agulha foi inserida, e ajuda na circulação local e alivio da dor.

·   A aplicação superficial, somente a pele é perfurada, porem o ponto que foi perfurado consegue reduzir a dor local e a dor referida, consequentemente melhora o movimento.

A maior vantagem da técnica é que o alívio da dor pode ser sentido ainda na primeira aplicação/intervenção.


Indicações:

·      Dor crônica nas regiões da cervical, torácica e lombar

·      Dores da articulação temporo mandibular

·      Dores de cabeça tipo tensão

·      Dores musculares do exercício

·      Dores por overtraining

·      Enxaquecas

·      Fibromialgia

·      Lesão de esforço repetitivo (LER)

·      Síndrome do túnel do carpo

·      Síndrome dolorosa miofascial

·      Tendinopatia do ombro

·      Torcicolo

·      Transtornos de lesão por esforços repetitivos

·      Tratamento de CA

·      Dentre outras.

 

Acredita-se que os pontos gatilhos são a principal causa de dor em 30 a 85% das pessoas com disfunções musculo esqueléticas (dor, espasmo, rigidez, fraqueza muscular etc).


Os pontos gatilhos, histologicamente estão associados a encurtamentos dos sarcômeros da região (hipóxia tecidual), disfunção bioquímica envolvida no metabolismo muscular, alteração de pH e aumento na concentração da substância P. Todas essas alterações influenciam no processo de sensibilização da dor miofascial e se relacionam diretamente a alterações no Sistema Nervoso Central e Periférico.